03 de novembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

03 de novembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > NOVEMBRO

1a Leitura - Fl 1,18b-26

Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,18b-26

Irmãos:
18b De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei.
19 Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo.
20 Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte.
21 Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22 Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher.
23 Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor –
24 mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo.
25 Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé.
26 Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

R. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

2Assim como a corça suspira *
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh’alma *
por vós, ó meu Deus!
R.

3Minha alma tem sede de Deus, *
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver *
a face de Deus?
R.

5Recordo saudoso o tempo *
em que ia com o povo.
Peregrino e feliz caminhando *
para a casa de Deus,
entre gritos, louvor e alegria *
da multidão jubilosa.
R.



Evangelho - Lc 14,1.7-11

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

+ Proclamaçóo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1.7-11

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
8 ‘Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu,
9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer:’Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá:’Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados.
11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.’
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO

“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!”

Lc 14, 1.7-11

Algumas circunstâncias ofereciam a Jesus a oportunidade de dar lições de boas maneiras aos seus contemporâneos. Seus ensinamentos, nestes casos, tinham o sabor dos antigos ditados de sabedoria, tão próprios da mentalidade judaica. O modo como os convidados se comportavam numa refeição, na casa de um dos chefes dos fariseus, levou Jesus a recomendar discrição nestas ocasiões.
Querer logo ocupar o primeiro lugar é muito arriscado. Se chegar alguém mais importante, a pessoa será convidada a ceder-lhe o lugar e ir ocupar o último. Quem se julga superior aos olhos do anfitrião e digno de deferência, acaba sofrendo a humilhação de ver revelada sua condição de inferioridade.
A prudência recomenda que a pessoa convidada, discretamente, procure o último lugar. E se houver um lugar de honra, caberá ao anfitrião fazer o convite a quem lhe convier. Caso quem se colocou em último lugar seja convidado a ocupar tal lugar, a discrição redundará num desfecho honroso e ficará patente a estima que o anfitrião tem por este convidado.
A recomendação de Jesus parte de uma norma de vida própria do discípulo do Reino. O Cristão deve combater a vaidade, e o desejo de poder e status.  A ânsia de ser exaltado acaba em humilhação. A humilhação, pelo contrário, terá como prêmio a exaltação, que, se não vier dos homens, sem dúvida, virá de Deus.
Uma vida baseada no Evangelho não pode ser baseada nas cobiças e grandezas humanas, mas sim na simplicidade, no serviço, e na doação aos outros. Só as pessoas livres no Espírito serão capazes de fazer essas renuncias. O cristão deve saber qual é o seu lugar no mundo, ele é servidor. A humildade é a virtude dos santos. A humildade é a marca dos batizados.

Rezemos: Senhor Jesus, faze-me suficientemente sábio e prudente para agir com a discrição dos discípulos do Reino, em todas as circunstâncias de minha vida. Dá-me a humildade dos santos.

Deus abençoe você e sua família.
Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM



Bom dia. Deus abençoe você nesse novo dia que está começando. Depois de um dia santo marcado por orações, lembranças, silêncio, gratidão e saudades...vamos nos preparar para mais um final de semana. Que seu dia seja repleto de boas notícias e de paz!

CONSAGRANDO ESTE DIA DE SÁBADO
Amado Deus, Pai todo poderoso, abençoe nosso dia que esta raiando, abre as comportas do céu e derrama bençãos sobre nossos lares, familiares e amigos. Que o dia de hoje seja poderosamente abençoado, rico da sua presença, do seu espirito, do seu amor e da sua paz. Que seja próspero e frutifero que reine apenas coisas boas, que nossos caminhos sejam leves, que nossas palavras seja carregadas de carinho e amor ao próximo, que não nos falte forças e fé para enfrentarmos qualquer dificuldade e que ao findar do dia, nosso coração transborde de alegria por ter vencido mais um dia, é o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, amém!

MEDITANDO E SE ALIMENTANDO DA PALAVRA DE DEUS
Isaías 41, 8-14
Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Não temas, tu meu amado filho,  eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

Evangelho do dia: https://www.youtube.com/watch?v=tOw7SP25hmc
PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo