05 de setembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

05 de setembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > SETEMBRO

4ª-feira da 22ª Semana do Tempo Comum
5 de Setembro de 2018
Cor: Verde


1ª Leitura - 1Cor 3,1-9

Nós somos cooperadores de Deus,
e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,1-9

1 Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo.
2 Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido,
3 visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?
4 Quando um declara: 'Eu sou de Paulo', e outro : 'Eu sou de Apolo', não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais?
5 Pois, o que é Apolo? O que é Paulo? - Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus.
6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer.
7 De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.
8 Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho.
9 Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 32,12-13. 14-15. 20-21 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!
13Dos altos céus o Senhor olha e observa; *
ele se inclina para olhar todos os homens.R.

14Ele contempla do lugar onde reside *
e vê a todos os que habitam sobre a terra.
15Ele formou o coração de cada um *
e por todos os seus atos se interessa.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *
porque ele é nosso auxílio e proteção!
21Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança.R.


Evangelho - Lc 4,38-44

Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus
também a outras cidades,
porque para isso é que eu fui enviado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,38-44

Naquele tempo:
38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela.
39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava.
41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus.' Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse.
43 Mas Jesus disse: 'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.'
44 E pregava nas sinagogas da Judéia.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO


“Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!”

Lc 4, 38-44

O Evangelho apresenta Jesus repartindo entre todos a benção da cura. Essa capacidade de fazer o bem exerce uma grande atração nas pessoas, de modo que todos se sentem acolhidos quando o procuram para serem libertados.

A ação de Jesus que acolhe e cura as pessoas corresponde à misericórdia derramada sobre a humanidade carregada de dores e sofrimentos; é a solidariedade do Pai com os doentes e sofredores. Ele demonstra seu poder libertador sobre as forças que oprimem as pessoas, demonstrando que foi ungido para libertar e garantir a vida em plenitude.

Jesus cura a sogra de Pedro como um dos gestos mais lindos descritos no Evangelho: “Jesus se inclinou sobre ela... “. Só um Deus encarnado é capaz de debruçar sobre sua criatura enferma, e assumindo seu sofrimento, devolve a vida ao ser humano.
Essa mulher curada, a sogra de Pedro, nos dá uma grande lição: a cura está a serviço da vida, da missão, não dá satisfação pessoal, individualista.

O Evangelho apresenta Jesus sempre a caminho, de modo que ninguém consegue segurá-lo só para si ou para um grupo, não é nossa propriedade! Deixemos Jesus livre para curar em outros lugares. Ele veio para todos, é de todos!

Rezemos: Senhor, quero ser como TU, desejo ser solidário como os sofredores, para que eu saiba demonstrar mais amor e misericórdia.

Deus abençoe você e sua família.

Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você nessa nova jornada de quarta-feira que está começando. Que a Luz do Espírito Santo de Deus ilumine cada um dos seus passos no dia de hoje.
Que todas as suas atividades seja assistidas e abençoadas por Deus. Peço uma oração especial por mim e por minha equipe (Rogério, Bruno e Joaquim) pois hoje viajaremos para a Itália com a finalidade de fazer um documentário sobre a Vida de São Peregrino, considerado o santo protetor contra o mal do câncer. Vamos para Florença, Forli e Siena, e por 10 dias estaremos empenhados nesse documentário. Rezem por nós e por esta nobre missão.

Convido você a rezar comigo esta oração:

CONSAGRANDO O DIA...
Senhor Deus de Bondade, nesta quarta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Quero agradecer também pela graça do trabalho. Eu bem sei, Senhor, que trabalhar é colaborar com teu plano de amor e serviço a toda a criação. É também a forma que tenho para garantir o pão de cada dia para mim e minha família. Eu te peço que olhes com carinho para todos os desempregados e desempregadas. Que eles com a tua graça e a nossa colaboração encontrem um trabalho digno e suficiente para suprir suas necessidades. Abençoa os aposentados e aposentadas por todo o trabalho bonito que realizaram. Por intercessão de São José operário, protege a todos os trabalhadores e trabalhadoras. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo, Amém!

SALMO DO DIA

Salmo 120 (121)

–Eu levanto os meus olhos para os montes: *
de onde pode vir o meu socorro?

'Do Senhor é que me vem o meu socorro, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!'

Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *
e não dorme quem te guarda e te vigia.

–Oh! não! ele não dorme nem cochila, *
aquele que é o guarda de Israel!

O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *
é uma sombra protetora à tua direita.

Não vai ferir-te o sol durante o dia, *
nem a lua através de toda a noite.

O Senhor te guardará de todo o mal, *
ele mesmo vai cuidar da tua vida!

Deus te guarda na partida e na chegada. *
Ele te guarda desde agora e para sempre!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm

PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo