07 de novembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

07 de novembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > NOVEMBRO
1ª Leitura - Fl 2,12-18

Trabalhai para a vossa salvação;
Deus é que realiza em vós.tanto o querer como o fazer.

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,12-18

12 Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor.
13 Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente.
14 Fazei tudo sem reclamar ou murmurar,
15 para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo.
16 Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.
17 E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós.
18 Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 26 (27),1. 4. 13-14 (R. 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação!

1O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;*
perante quem eu tremerei?
R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor*
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor*
e contemplá-lo no seu templo.
R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor!
R.

Evangelho - Lc 14,25-33

Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo
o que tem, não pode ser meu discípulo!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,25-33

Naquele tempo:
25 Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:
26 'Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28 Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,
29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo:
30 'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!'
31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?
32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!'
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO


“O Senhor é minha luz e salvação!”

Lc 14, 25-33

O seguimento de Jesus é uma vida de renúncias, inclusive daqueles que amamos. Jesus nos pede tudo, mas não nos tira nada.
Quando nos pede amor incondicional e diz que Ele deve ter preferência em relação aos familiares, não nos tira a família e nem quer que a abandonemos.
A questão é a liberdade do seguimento, que não pode ficar para trás, porque temos outras demandas prioritária. É preciso saber escolher e decidir. Prioridade é para o Reino. Aprender a praticar a justiça, a fraternidade, o amor, a partilha, a misericórdia, o respeito ...
Viver como cristão não consiste em exibir camisetas com figuras de Jesus, símbolos cristãos no peito ou fazer passeatas gritando bordões favoráveis a Cristo. A vida cristã pede convicções mais profundas.
No seguimento, uma certeza todos devemos ter: quando cuidamos das coisas de Deus, Ele cuida das nossas. Assim, Ele cuida de nossa família, dos nossos amores, dos nossos projetos, da nossa vida.
Que a família não seja uma barreira entre o chamado de Deus e a nossa resposta. A palavra que devemos ter no coração é: confiança!

Rezemos: Senhor, que eu saiba escolher. E seja perseverante em minha escolha. “Lá na praia eu larguei o meu barco, junto a Ti, buscarei outro mar...”

Deus abençoe você e sua família.

Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe seu novo dia. Deus abençoe sua jornada de Quarta-feira. Que seu dia seja muito especial, repleto de bençãos, ânimo, força, coragem, alegria, paz, serenidade e fortaleça. Alimente-se, já nas primeiras horas do dia somente de coisas boas, pensamentos positivos, desejos de paz e harmonia....comece desejando às pessoas que estão ao seu redor e àquelas que você vai  encontrar durante o dia somente coisas boas...e tenha certeza que tudo isso virá ao seu encontro primeiramente.


CONSAGRANDO O DIA
Senhor Deus de Bondade, nesta quarta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Quero agradecer também pela graça do trabalho. Eu bem sei, Senhor, que trabalhar é colaborar com teu plano de amor e serviço a toda a criação. É também a forma que tenho para garantir o pão de cada dia para mim e minha família. Eu te peço que olhes com carinho para todos os desempregados e desempregadas. Que eles com a tua graça e a nossa colaboração encontrem um trabalho digno e suficiente para suprir suas necessidades. Abençoa os aposentados e aposentadas por todo o trabalho bonito que realizaram. Por intercessão de São José operário, protege a todos os trabalhadores e trabalhadoras. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo, Amém!


REZANDO COM O SALMO

Sl 110 - Grandiosas são as obras do Senhor!

Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Evangelho do dia: https://www.youtube.com/watch?v=rWTvXo7WS7g
PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo