13 de agosto de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

13 de agosto de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > AGOSTO
13 de Agosto de 2018

XIX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia da III Semana)


Antífona de entrada
Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).


Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Ezequiel 1,2-5.24-28
Leitura da profecia de Ezequiel
2 No dia cinco do mês – esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim –,
3 a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele.
4 Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente.
5 No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem.
24 E eu ouvi o rumor de suas asas: era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas.
25 O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças.
26 Acima do firmamento que estava sobre as cabeças havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana.
27 E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura, vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso.
28 Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão. – Palavra do Senhor.


Salmo - 148
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
louvai-o, legiões celestiais!

Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
e vós, príncipes e todos os juízes;
e vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
anciãos e criancinhas, bendizei-o!

Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos,
porque somente o seu nome é excelso!
A majestade e esplendor de sua glória
ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

Ele exaltou seu povo eleito em poderio,
ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel,
este povo que ele ama e lhe pertence.


Evangelho - Mateus 17,22-27

Aleluia, aleluia, aleluia.
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo,
22 quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens.  
23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes.
24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?”
25 Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem, dos filhos ou dos estranhos?”
26 Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres.
27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
– Palavra da salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).

Depois da Comunhão
Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.



REFLEXÃO


“Da vossa glória estão cheios o céu e a terra, Aleluia!”

Mt 17, 22-27

Neste Evangelho, Jesus começa falando de sua Morte e Ressurreição. Essa declaração trouxe tristeza ao coração dos discípulos, porque ainda não compreendiam o sentido do seu sacrifício. O olhar dos discípulos é apenas um olhar humano sobre o fato da morte de Jesus.
Jesus era um fiel cumpridor da Lei. Então pagava todos os impostos. É colocado diante Dele a questão do imposto que todo israelita deveria pagar anualmente ao Templo. Alguém levantou a dúvida se Ele pagava ou não este imposto.
Sim Jesus pagava, mas evidentemente como Filho de Deus estava isento. E assim ele mostra que os outros filhos da mesma casa estariam isentos e apresenta um questionamento sobre essa prática. Entretanto para não dar mau exemplo e nem criar indisposição, Jesus pede que Pedro compartilhe uma parcela de seu trabalho e do fruto da ação de Deus, para cumprir essa obrigação.  
Com o anúncio da Paixão, Jesus mostra que Ele pagou a dívida de Pedro e de toda a humanidade com o seu sacrifício Redentor. Ele assumiu nossas dores e enfermidades e pelo preço de seu sangue pagou definitivamente nossa dívida desde Adão. Quem quis colocar Jesus numa situação de embaraços, ficou contrariado. Jesus é antes de tudo o cumpridor da vontade do Pai. Ele é quem paga essa dívida!

Rezemos: Para que no exercício da missão, saibamos nos inspirar em Jesus; fazer sempre a vontade do Pai, e no cuidado de não escandalizar ninguém, e não se fecharem aos apelos de conversão. E aprender que certos costumes se corrigem com o tempo e muita paciência.  

Deus abençoe você e sua família.

Pe João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP
PUBLICIDADE
Voltar para o conteúdo