18 de dezembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

18 de dezembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA
NOTÍCIAS DO VATICANO - 18/12/18
Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro do Advento
18 de Dezembro de 2018 - Cor: Roxo


1ª Leitura - Jr 23,5-8

Suscitarei a Davi um rebento justo.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 23,5-8
5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra.
6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: 'Senhor, nossa Justiça.'
7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar 'Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito'
8- mas sim: 'Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países`, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra'.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19 (R. Cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá
e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.R.

12Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.R.

18Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
19Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!R.


Evangelho - Mt 1,18-24

Jesus nascerá de Maria, prometida
em casamento a José, filho de Davi.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:
23'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.'
24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP


“Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.”
Mt 1, 18-24

A vida de José e de Maria estava tranquila, preparavam-se para o matrimonio, arrumando as coisas, e de repente, Deus muda seus planos... a gravidez de Maria, escolhida entre todas para ser a Mãe do Salvador, ela concebeu do Espírito Santo: “Eis aqui a Serva do Senhor, e o Verbo se encarnou”.
José sente um aperto no coração porque sua amada, aparece grávida, algo que não se esperava, estava fora dos padrões da época. Enquanto fica matutando sobre como despedi-la sigilosamente, não querendo usar do direito de apresenta-la publicamente.
Deus vem esclarecer-lhe os fatos: “Um Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: ‘José, Filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado provém do Espírito Santo... e você lhe dará o nome de Jesus, porque ele salvará o povo dos seus pecados”.
José aceita a missão que lhe foi confiada: cuidar do Filho de Deus e toma Maria por esposa. Compreende que se trata da grandiosa intervenção de Deus em vista da salvação da humanidade e que ele está sendo escolhido para fazer parte do maravilhoso plano de Deus. E se entrega para fazer a vontade de Deus.

Rezemos: Senhor, que nos momentos de dúvidas e incertezas, nos envie um anjo para nos orientar no caminho a seguir. Quero compreender o teu Plano de Amor: Eis-me aqui, quero fazer a tua vontade.

Deus abençoe você e sua família.



REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM



Bom dia. Deus abençoe sua vida. Terça-feira chegou! Que todo o seu dia seja repleto da Luz de Deus que ilumina todos o seus passos. Agradeça a Deus a dádiva de estar vivo e peça a Deus a força necessária para enfrentar a luta do dia, com fé, coragem, foco e pensamento positivo. Seja justo, faça tudo o que é certo, trate bem as pessoas, respeite todo mundo, procure estar perto das pessoas que lhe fazem bem e fazem O BEM. Deus abençoe seu dia com todas as graças físicas e espirituais.

Salmo 71

Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres!

Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Seja bendito o seu nome para sempre, e que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!!!

Evangelho do dia:  https://www.youtube.com/watch?v=NGYUyrWWPXc
PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
Voltar para o conteúdo