2019 - ABRIL - 2 - TERÇA-FEIRA - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
PROPÓSITO QUARESMAL
TERÇA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2019 - 28º DIA
"Irei pessoalmente doar um alimento a quem tem fome"
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
NOTICIÁRIO DO VATICANO







3ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
2 de Abril de 2019
Cor: Roxo


1ª Leitura - Ez 47,1-9.12

Vi sair água do lado direito do templo, e
todos os que esta água tocou foram salvos.

Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12

Naqueles dias:

1 O anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar.
2 Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito.
3 Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.
4 Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos.
5 Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado.
6 Ele me disse: 'Viste, filho do homem?' Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio.
7 Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio.
8 Então ele me disse: 'Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.
9 Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio.
12 Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio'.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)

R. Conosco está o Senhor do Universo!

O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3 assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.
R.

5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
R.

8 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo.
R.


Evangelho - Jo 5,1-16


No mesmo instante o homem ficou curado.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16


1
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém.
2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma pscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico.
3 Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse.
4 De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
5 Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6 Jesus viu o homem deitado  e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?'
7 O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'.
8 Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.'
9 No mesmo instante,  o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado.
10 Por isso,  os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.'
11 Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.'
12 Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?'
13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado.  Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'.
15 Então o homem saiu  e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado.
16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus,  porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - MARIA NAZARÉ LINS BARBOSA


28º dia

“Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio” (Sl 7).

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), incansável no serviço aos mais pobres, contou-nos o seu segredo: “Quando descanso? Descanso no amor”.

Todos os dias dedicava um tempo à oração e ensinava: “O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; e o fruto do serviço é a paz”.

Por quê me falta, Senhor, este silêncio e esta paz? Como é difícil, Senhor, sossegar a minha alma! Preciso de fé, de calma.

Às vezes sinto o tempo mal aproveitado e colho do intenso tra- balho basicamente o cansaço. Hoje, Senhor, quero me despojar do medo de estar a sós contigo. Esta Quaresma deve me fortalecer neste exercício: calar por uns momentos meus sentidos - não só no aspecto físico. Senhor, dai-me a graça de generosamente, diariamente, colocar-me na Tua presença durante uns minutinhos e indagar: “Senhor, que queres que eu faça?” Fala, Senhor, teu servo escuta! Aqui estou, porque me chamaste. Recolhe, Senhor, meu coração disperso. Envolve-me em teu silêncio e comunica- me a tua Palavra. Talvez - como diz a canção - a voz do Anjo já sussurre ao meu ouvido - e eu não duvido, já escuto os teus sinais. Fortificai no dia de hoje a consciência da Tua presença junto a mim. Dirigi ao longo deste dia o curso do meu trabalho, aperfeiçoai o seu fim, dai-me sempre a Vossa paz. Amém.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.”
Jo 5, 1-16

Em Jerusalém, no templo havia uma multidão de pessoas doentes. Jesus toma uma iniciativa: curar, fazer o bem, devolver a dignidade da vida: vai curar um paralitico que há muitos anos esperava pelo momento de ser curado.

O paralitico que foi curado, sai transitando pelo meio do povo. Muitos ao invés de celebrar a nova vida do enfermo e se alegrar com Jesus, que o libertou da paralisia, ficam indignados e o atacam porque fez essas coisas em dia de sábado.
 
Jesus foi perseguido por fazer o bem. fazer o bem era um imperativo do qual Ele não abre mão. Nenhuma lei poderia desviá-lo desse caminho, nem mesmo o repouso sabático, pois, o “sábado foi feito para o homem”.

A perseguição em nada mudou os propósitos de Jesus. Continuou a fazer o bem, sem medo, por se pautar pelo querer do Pai e não pelas ameaças dos inimigos.

Ao encontrar-se mais tarde com o homem que foi curado, Jesus o chama a conversão, para que sua libertação seja completa.

A vida cristã é comunitária e solidária. Somos responsáveis uns pelos outros. Precisamos nos ajudar mutuamente, sempre fazendo o bem.  Quem um dia foi evangelizado, deve evangelizar. O Senhor precisa de nossas mãos, de nossos pés, nossa voz para evangelizar ou reevangelizar aqueles que caminham conosco.

Rezemos: Senhor, que eu saiba fazer sempre o bem, saiba ajudar quem precisa. Que eu seja disponível e fiel a vontade do Pai. Eis me aqui, Senhor!

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida neste novo dia que Deus nos dá. Que seu dia seja repleto de graças e bençãos. Comece sempre louvando o dom da vida. É o bem mais precioso que temos é a vida. Tudo é dom! E Deus nos permitiu viver mais este dia. Então seja grato a Ele. Viva com alegria. Faça felizes as pessoas ao seu redor. Dê o melhor de si. Contabilize somente as coisas boas. Não perca tempo com picuinhas e mesquinharias. Isso não agrega! Levante a cabeça, respire fundo e siga em frente. Deus está contigo!
Uma feliz Terça-feira...

O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre. Salmo 121, 7-8

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO

Ó Deus, só vós sois santo e sem vós ninguém pode ser bom. Pela intercessão de São Francisco de Paula, dai-nos viver de tal modo, que não sejamos despojados da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
SÃO FRANCISCO DE PAULA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

PUBLICIDADE
- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo