2019 - ABRIL - 18- QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
PUBLICIDADE
PROPÓSITO QUARESMAL
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2019
"Ficarei em silêncio o maior tempo possível, em meditação pela Paixão do Senhor"
NOTICIÁRIO DO VATICANO
Liturgia Diária
Quinta-feira da Semana Santa - Missa do Crisma da Páscoa
18 de Abril de 2019
Cor: Roxo



Primeira Leitura (Êx 12,1-8.11-14)

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias:
1 O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito:
2 ”Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano.
3 Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa.
4 Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.
5 O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito:
6 e devereis guardá-lo preso até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde.
7 Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerem.
8 Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas.
11 Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor!
12 E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor.
13 O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito.
14 Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 115)

— O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.
— O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus / por tudo aquilo que ele fez em meu favor? / Elevo o cálice da minha salvação, / invocando o nome santo do Senhor.

— É sentida por demais pelo Senhor / a morte de seus santos, seus amigos. / Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, / mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

— Por isso oferto um sacrifício de louvor, / invocando o nome santo do Senhor. / Vou cumprir minhas promessas ao Senhor / na presença de seu povo reunido.



Segunda Leitura (1Cor 11,23-26)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.
25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo por João.
— Glória a vós, Senhor!

1 Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2 Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.
3 Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava,
4 levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura.
5 Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6 Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?”
7 Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8 Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.
9 Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10 Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12 Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou.
14 Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15 Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




Frei Rinaldo Stecanela
Qual o significado da Sexta-feira Santa?<br />A missa começou na Quinta-feira Santa. São três momentos de uma única celebração. Por isso, na sexta-feira, é dia de silêncio, de oração e de jejum
Pe. Rafael André
Pe. Rafael André, apresentador da Rede Século 21, explica o conceito e a importância da Quinta-feira Santa, a qual encerra a Quaresma e dá inicio ao Tríduo Pascal. É neste dia que se comemora os Santos óleos, o Lava-pés, a Instituição da Eucaristia e a Instituição do Sacerdócio.

REFLEXÃO - MARIA NAZARÉ LINS BARBOSA


QUINTA-FEIRA SANTA

“Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?” (Sl 115).

Hoje, Senhor, meu coração se enche de assombro e devoção ante o maior Mistério da nossa fé. Jesus, na última ceia, partiu o pão, tomou o cálice, e elevando os olhos ao Céu instituiu o santo Sacramento da Eucaristia.

”Tomai e comei, isto é o meu Corpo; tomai e bebei, isto é o meu Sangue”. Jesus irá partir - estamos na véspera da sua Morte - mas Jesus irá ficar para sempre conosco.

Sim, aqui está Ele, misteriosamente oculto em cada Hóstia consagrada. Meu coração se prostra em adoração neste momento. Senhor, preciso reavivar a catequese da minha infância, se a tive, ou aprendê-la - sempre é tempo!

Quero voltar a contemplar este Mistério com o santo temor de Te receber sem estar devidamente consciente ou preparado. Mas sei, Senhor, que você sempre está à vontade entre as crianças. Quero então me fazer como criança, confessar-me com um de teus sacerdotes, que em teu nome me trará o teu perdão, e receber nesta Páscoa a melhor Comunhão da minha vida, com toda a fé, pureza, humildade e devoção.

Oração: Deus Todo Poderoso, que hoje nos renovas- tes pela ceia do vosso Filho, concedei-nos a graça de participar dignamente da Eucaristia, e ser eternamente saciados na ceia do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.





REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS




REFLEXÃO - PADRE GUIDO MOTTINELLI, RCJ


Hoje é Quinta-feira Santa. Os Bispos, concelebrando com os padres, consagram o óleo do Batismo, dos Enfermos e do Crisma. Na Missa da noite há o “Lava-pés”, e comemora-se a instituição da Eucaristia, para, em seguida, “guardar” o Santíssimo num lugar apropriado, para que todos possam fazer-lhe companhia no decorrer da noite, lembrando o abandono total dos apóstolos. Vivamos intensamente o profundo significado destes ritos litúrgicos, numa expressão de fé, ternura e compaixão.

Propósito: Oferecer a Santa Eucaristia de hoje para a santificação do Clero.

Ele (Davi), então, me invocará: “Ah, Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!” (
Salmo 88)

Fonte: Rede Século 21




REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nesta jornada de QUINTA-FEIRA SANTA que já começou! Agradeça a Deus o dom da sua vida e a a vida de Deus que está em você! Hoje é um dia muito especial. Começa o TRÍDUO PASCAL. Uma ÚNICA celebração em três momentos: Hoje, amanhã e Sábado. A Celebração vai começar hoje à noite com a Missa da INSTITUIÇÃO DA SANTA EUCARISTIA (Isto é o meu Corpo e Isto é o meu Sangue) e do SACERDÓCIO (fazei isso em minha memória - foi a ordem de Jesus). Acontecerá a cerimônia do Lava-pés para mostrar que somos todos chamados ao serviço! O Padre não vai dar a Benção final no final da Missa porque ela continua amanhã e só vai terminar no Sábado à noite com a grande proclamação da Vitória de Cristo sobre a Morte. Após a comunhão haverá a adoração ao Santíssimo e, em muitas comunidades, muitos passarão à noite adorando Jesus em oração!  Vamos acompanhar ainda pela manhã desta Quinta-feira a solene Missa da Unidade onde todos os padres com o povo de Deus estarão unidos ao seu bispo e renovarão as promessas sacerdotais. Serão abençoados os santos óleos dos Catecúmenos (batismo), Crisma e Unção dos Enfermos.
É um dia de participar ativamente dessa importante liturgia e rezar pelos padres que tem nesse dia a origem do seu ministério sacerdotal.
Eu vou participar da Missa da Unidade, logo mais, às 9h00, no Santuário Nacional (assista pela TV), pois estou aqui em Aparecida gravando os programas Saúde e Fé. Talvez por ser ainda um dia de trabalho normal, muitos não poderão participar de manhã, porém, à noite, você tem a obrigação de na Paróquia com sua família e agradecer a Deus pela Instituição da Santa Eucaristia que Cristo nos deixou e a Igreja vem cumprindo esse mandato TODOS OS DIAS. Bom início de de Tríduo Pascal para você.

Mas eu cantarei louvores à tua força;
de manhã louvarei a tua fidelidade,
pois tu és o meu alto refúgio,
abrigo seguro nos tempos difíceis.
Salmo 59:16

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
PUBLICIDADE







SÃO GALDINO
ORAÇÃO
Ó Deus que concedestes inumeráveis graças ao Vosso Servo S. Galdino, fazendo-o firme instrumento de Vossa caridade e fidelidade à Santa Doutrina, permita-me, a mim também, ser mais fiel a Vos e a Igreja enchendo meu coração de amor para com os pobres e necessitados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
IMAGEM PARA REFLEXÃO







oração da família

Senhor meu Deus,tu que abençoastes e protegeste a sagrada família de toda investida do maligno tu que multiplicas-tes a posteridade de Abraão e livras-te da morte a família de ló e de Noé,Conserva a minha também guiando no caminho da justiça,verdade,mansidão,serenidade,sabedoria,paz e amor,protegendo de todos os pensamentos e atos vãos e iníquos, livrando de todos os males multiplica próspera e reina sua graça nessa casa e sobre está família amém
ORAÇÃO do TRABALHO

Senhor Jesus fazê -nos dignos de sermos abrasados pelo Espírito Santo e que o mesmo Espírito Santo nos guie para bem trabalharmos em tua obra e não mais servir as obras do mundo para termos a honra de sermos chamados operários da tua messe .amém
oração da saúde

Senhor meu Deus que através do seu filho Jesus curou a mulher hemorrágica do fluxo de sangue assim como curou o cego de Jericó cura Senhor minha alma de toda dor física e espiritual ,lava me e me  purifica do meu pecado ,sara todas as feridas e fecha todas as chagas abertas por ele para que eu entre limpo no paraíso
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

PUBLICIDADE
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo