2019 - JANEIRO - 31 - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Oração a São João Bosco

Ó Dom Bosco, que com tão grande amor e zelo cultivastes as múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações maior progresso e desenvolvimento.
Redobrai em todos os corações a devoção a Santíssima Eucaristia e a Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grande entusiasmo para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.
Fazei surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.
Infundi em nossos corações, a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade, possamos ao fim da vida, recolher os frutos das muitas obras boas praticadas nesta terra. Assim seja.
São João Bosco, rogai por nós!
Liturgia Diária
5ª-FEIRA DA 3ª SEMANA – TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: BRANCO


1a Leitura - Hb 10,19-25

Cheios de fé afirmemos a nossa esperança.
Sejamos atentos uns aos outros,
para nos incentivar à caridade e às boas obras.


19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus.
20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade.
21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus.
22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura.
23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa.
24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras.
25Não abandonemos as nossas assembléias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6)

R. É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.
R.

3‘Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?’
4a‘Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.
R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador’.
6‘É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face’.
R.


Evangelho - Mc 4,21-25

A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro.
Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão:
1‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, nóo a coloca num candeeiro?
22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.
23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.’
24Jesus dizia ainda: ‘Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais.
25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.’
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel”
Mc 4, 21-25

A Palavra de Deus é como a luz de uma lâmpada: não deve ficar escondida ou guardada na intimidade do coração. A Palavra merece ser conhecida, amada e difundida sem medo e sem mesquinhez.
São Paulo pedia oração para que ele pudesse anunciar com ousadia o mistério do Evangelho: “Que eu proclame com toda a ousadia o Evangelho, como é o meu dever” (Ef 6, 20).
À medida que nos deixamos envolver pela Palavra, nos tornamos mais ricos e fortalecidos na caminhada espiritual, pois Deus nos supera em generosidade. Jesus dizia: “Deem e lhes será dado. Uma boa medida, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da veste de vocês” (Lc 6,38).
Nossa vida cotidiana deve ser testemunho do que pregamos aos outros. Sejamos ouvintes entusiasmados e praticantes da Palavra de Deus e saibamos divulgá-la em toda parte com todos os recursos à nossa disposição.
O testemunho de vida é uma lâmpada que nos acompanha. A Igreja deve ser luz para iluminar as esperanças e as contradições do nosso tempo. A vida cristã dever ser uma luz meiga, suave, envolvente, indicando para aquele que é a Luz do Mundo. Deixemo-nos iluminar por Cristo!

Rezemos: Senhor, que eu saiba buscar a Tua Luz! Que eu ilumine a minha vida com o amor, a bondade, a justiça, a solidariedade...  Que eu faça sempre o bem!

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM

Bom dia. Deus abençoe sua vida nessa nova jornada de Quinta-feira que está começando. Chegamos ao final do primeiro mês do ano! Agradeça a Deus o dom da vida, é mais um dia que Deus nos dá para sermos melhores, fazermos o bem e deixar nossa marca de pessoas que querem fazer a diferença. Então faça! Deus estará do seu lado o tempo todo. Ele é Pai e Jesus vai mandar o seu Espírito para iluminar todos os seus passos. Que seja uma quinta alegre, saudável e repleta de boas realizações. Deus abençoe. Nossa oração por Brumadinho e por todos os que estão em situação frágil de saúde.


CONSAGRANDO O DIA....
Senhor Deus de Bondade, nesta quinta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Muito obrigado pela luz que vem do teu Espírito Santo. Eu te peço, Senhor, que sempre ilumine meus passos e meus caminhos com o brilho da tua sabedoria. Dá-me bom senso, lucidez e discernimento para não me entregar a falsas ilusões. Protege a minha família e a todos os que eu amo de qualquer erro ou engano. Mostra-me sempre a beleza da tua verdade e do teu amor, para que eu possa ser instrumento da Sabedoria que vem de ti. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo, Amém!



REZANDO COM O SALMO
Salmo 1 - É feliz quem a Deus se confia!

Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!!!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
PUBLICIDADE
- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo