2019 - MAIO - 17 - SEXTA-FEIRA - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


A promessa que Deus fez
ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus.
Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga:
26 Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.
27 Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados.
28 Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto.
29 Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo.
30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos
31 e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
32 Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados,
33 ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)

R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


6 'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei*
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'
7 O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
R.

8 Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9 Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!
R.

10 E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
11 Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!
R.



Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós,
3 e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.
4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.'
5 Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6 Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Tu és meu Filho, e Eu hoje te gerei!”
Jo 14, 1-6

Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai. Com sua vida, morte e ressurreição, Ele nos precede nesta caminhada. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai a não ser por mim...”. cabe aos discípulos não perderem a direção e nem dispensarem o companheiro dessa viagem, o próprio Jesus.

O caminho de Jesus aponta para o amor, como a estrada que conduz a Deus. O caminho de sua vida consistiu na vivência radical de sua entrega em favor dos outros, até o limite de doar a vida.

A contemplação do modo de proceder de Jesus e a disposição de se fazer discípulo dele nessa via de amor, nos levará ao Pai, que é Amor. O caminho do amor, ensinado e vivido por Jesus, é feito de gestos concretos, de doação aos irmãos carentes. Este é o caminho que leva ao Pai, vivido por Jesus radicalmente.

O discípulo de Jesus, mais do que com a morte, preocupa-se com a vida. Caminhamos para casa do Pai, é uma longa viagem que desperta muitas inquietações sobre o sentido do caminho e sobre o ponto de chegada, Jesus diz: “Não perturbe o coração de vocês”. Podemos chorar, mas acima de tudo devemos confiar-acreditar. Jesus é o caminho, Ele revela a verdade e nos dá a Vida.

Rezemos: Senhor, que eu te siga, enraizado no amor e no serviço aos irmãos necessitados.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida, sua casa, sua família, seu trabalho...seus afazeres ... nessa nova jornada de Sexta-feira que começa. Começa com toda a sua força nos convidando a dar o melhor de nós mesmos para que todos possam olhar para cada um de nós e ver a presença de Deus em cada gesto, em cada ato, em cada palavra. Ame, abrace, perdoe, sorria, cante, exulte, agradeça, ore, reze...isso vem de Deus...

CONSAGRANDO O NOSSO DIA
Senhor Deus de Bondade, nesta sexta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Muito obrigado pela força e coragem que me concedes todos os dias. Eu te peço, Senhor, a graça da perseverança em todas as situações, especialmente naquelas mais difíceis, que exigem de mim paciência, confiança e firmeza. Sei seu nunca estarei só e que sempre posso contar com teu dedicado auxílio. Dá-me superar o medo e a insegurança e que eu possa, com a tua graça, oferecer apoio a todos aqueles que de mim se aproximarem pedindo auxílio. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo, Amém!

Não será mais o sol a luz do teu dia, nem será a lua que vai te iluminar à noite, O próprio Senhor será para ti luz permanente e o teu brilho será o teu Deus (Is. 60,19)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Novena a Santa Rita de Cássia - Dia 5

Quinto dia: Santa Rita, amante da vida religiosa

Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.

Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil caso que dolorosamente me aflige o coração.

Pelos sofrimentos que padecestes, pelas lágrimas amargosas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio! Falai, rogai, intercedei por mim ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que necessito!

Peça uma graça

Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei desse favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas.


Oração final

Deus Pai de bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando-os na terra, possamos chegar, um dia, às alegrias do céu. Dai-me, peço-Vos, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto Vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente Vos suplico.

✝ Rezar 1 Pai-Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!









FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo