2019 - MAIO - 29 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
Pesquisa rápida
Liturgia Diária

1ª Leitura - At 17,15.22 - 18,1

Esse Deus que vós adorais sem conhecer,
é exatamente aquele que eu vos anuncio.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 17,15.22 - 18,1

Naqueles dias:
15 Os que conduziram Paulo, levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.
22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: 'Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos.
23 Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: 'Ao Deus desconhecido'. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer, é exatamente aquele que eu vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas.
25 Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.
26 De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação.
27 Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós,
28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: 'Somos da raça do próprio Deus'.
29 Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
30 Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam,
31 pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia,  ao ressuscitá-lo dos mortos.'
32 Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: 'Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião.'
33 Assim Paulo saiu do meio deles.
34 Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles.
18,1 Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *
+ louvai-o no excelso firmamento!
2 Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *
louvai-o, legiões celestiais!
R.

11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *
e vós, príncipes e todos os juízes;
12 ae vós, jovens, e vós, moças e rapazes, *
12b anciãos e criancinhas, bendizei-o!
R.

12c Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, *
porque somente o seu nome é excelso!
A majestade e esplendor de sua glória *
14 aultrapassam em grandeza o céu e a terra.
R.

14b Ele exaltou seu povo eleito em poderio *
14c ele é o motivo de louvor para os seus santos.
14d É um hino para os filhos de Israel, *
este povo que ele ama e lhe pertence.
R.



Evangelho - Jo 16,12-15

Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo
receberá do que é meu e vo-lo anunciará.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12 Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.
13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu.
Palavra da Salvação.


Fonte: Youtube RS21

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.”
Jo 16, 12-15

Embora Jesus tenha instruído os discípulos, nem tudo eles puderam compreender. Os motivos foram variados; a mentalidade deles, nem sempre esteve sintonizada com o projeto de Jesus, tantas vezes nutriram expectativas equivocadas e estreitas, e por isso desvirtuadas. Um outro motivo foi a compreensão da morte na cruz de Jesus, que foi um choque que exigiu uma avaliação e uma superação a partir dos ensinamentos apresentados a eles.

A experencia da Ressurreição gerou alegria e ânimo e possibilitou aos discípulos superarem a incompreensão. A ressurreição gerou a missão. Iluminados pelo Espírito Santo foram recordando as palavras de Jesus, o seu ensinamento, superaram o desânimo e deram continuidade na missão.

Na força do Espírito Santo foram iluminados para discernir o melhor caminho a seguirem, e foram compreendendo a importância de viverem o mandamento do amor mútuo na formação da comunidade cristã e na fidelidade do seguimento.

O Espírito Santo dá continuidade ao projeto de Jesus na vida da Igreja e em nossa vida pessoal. Vamos discernindo os sinais dos tempos com os seus desafios e vamos construindo a ação evangelizadora na oração, na vida da comunidade e no testemunho.

Rezemos: Senhor, quero compreender o seu ensinamento para praticá-los com sinceridade. Quero anunciar a Evangelho com a vida.

Deus abençoe você e sua família.



REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de quarta-feira que está começando. Comece dizendo: o meu dia será muito abençoado por que Deus está comigo e vai me ajudar a vencer cada obstáculo, cada dificuldade que porventura eu tiver que enfrentar. Deus está comigo! Ele é a minha força, meu sustento, meu amparo, minha vitória. O Salmo que vamos rezar nos diz que o Senhor é bondoso, escuta nossas súplicas e de todas as nossas angustias nos liberta. E que está sempre perto do coração atribulado. Isso prova que o seu dia será de muitas alegrias e bençãos. Você crê nisso? Vamos rezar?

Salmo 33

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!

— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
ORAÇÃO

Senhor, que, na vossa divina providência, quisestes contar no número dos Santos Pastores o vosso servo São Maximino de Tréves e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente e pela fé que vence o mundo, concedei, por sua intercessão, que também nós, perseverando na fé e na caridade, mereçamos participar na sua glória. Por Nosso Senhor. Amém!







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo