23 de agosto de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

23 de agosto de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > AGOSTO
23 de Agosto de 2018


SANTA ROSA DE LIMA PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA (Branco, Glória, Prefácio das Virgens – Ofício da Festa)


Antífona de entrada
Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da virgem santa Rosa de Lima. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

Oração do Dia
Ó Deus, que inspirastes santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 10 17 quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.
11 1 Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.
2 Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor.


Salmo - 148
Vós, jovens, vós, moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
Louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
Louvai-o, legiões celestiais.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
E vós, príncipes e todos os juízes;
E vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
Anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

A majestade e esplendor de sua glória
Ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio,
Ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel,
Este povo que ele ama e lhe pertence.


Evangelho - Mateus 13,44-46

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15,9.5)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 13 44 disse Jesus: “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Ó Pai celeste, recebei os dons que vos apresentamos ao celebrar a festa da virgem santa Rosa de Lima e, por este sacrifício, concedei que a nossa vida, como oferenda permanente, seja agradável aos vossos olhos. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão
Considero perda todas as coisas, comparadas com o valor insuperável do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e considero lixo a fim de ganhar a Cristo e estar com ele (Fl 3,8s).


Depois da Comunhão
Senhor, nosso Deus, pela participação no Corpo e no Sangue do vosso Filho, concedei-nos apreciar de tal modo os bens que perecem, que, a exemplo de santa Rosa Lima, cresçamos na caridade e alcancemos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.


REFLEXÃO


“Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!”

Mt 13, 44-46

Hoje o Evangelho traz uma expressão que nos chama a atenção: cheio de alegria. O pontificado do Papa Francisco investiu no tema da alegria. Entende o Santo Padre, que a alegria é uma forma privilegiada de evangelização.

“O cristão é um homem e uma mulher da alegria, um homem e uma mulher com alegria no coração. O bilhete de identidade do cristão é a alegria, a alegria do Evangelho, a alegria de ter sido escolhido, salvo por Ele, regenerado por Jesus.

A alegria daquela esperança que Jesus espera de nós, a alegria que, nas cruzes e sofrimentos desta vida, se exprime de outra maneira que é a paz, na certeza de que Jesus nos acompanha. Está conosco.” (Papa Francisco).

Hoje lembramos de Santa Rosa de Lima – patrona da América Latina. Isabel Flores y de Oliva (1586 – 1617), apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto, é a primeira santa do continente americano.
Foi modelo de vida penitente e de oração contínua na simplicidade da vida laical. Inscrita na Ordem Terceira Dominicana, desde sua adolescência, manteve sempre extraordinária serenidade em meio às provações dolorosas que acompanharam sua vida, imitando Cristo crucificado.

Manteve uma intensa piedade eucarística e foi particularmente devota de Nossa Senhora, rezou muito pelo crescimento da Igreja, especialmente entre os índios da América. Consagrou sua vida cuidando dos pobres. Morreu com trinta e um anos e foi a primeira santa a ser canonizada do continente americano.

A vida desta jovem santa é um estimulo para que cada um de nós, busque com maior radicalidade, a união de nossa vida com Cristo, testemunhando o Evangelho com Alegria. Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Deus abençoe você e sua família.

Pe João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP
PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo