29 de setembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

29 de setembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > SETEMBRO

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos . Festa
29 de Setembro de 2018
Cor: Branco



1ª Leitura - Dn 7,9-10.13-14

Serviam-no milhares de milhares.

Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14

9 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10 Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
13 Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.
14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)

R. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

1Â Senhor, de coração eu vos dou graças, *
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos *
2ae ante o vosso templo vou prostrar-me.R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade, *
2cporque fizestes muito mais que prometestes;
3naquele dia em que gritei, vós me escutastes *
e aumentastes o vigor da minha alma.R.

4Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, *
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
5Hão de cantar vossos caminhos e dirão: *
"Como a glória do Senhor é grandiosa!"


Evangelho - Jo 1,47-51

Vereis o céu aberto e os anjos de Deus
subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,47-51

Naquele tempo,
47J esus viu Natanael que vinha para ele e comentOu: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade".
48 Natanael perguntOu: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi".
49 Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel".
50 Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!"
51 E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO


“Perante vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Jo 1, 47-51

FESTA D0S ARCANJOS: MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL – 29/09/18

Arcanjo significa o chefe supremo dos anjos. A Carta de Judas aplica este título a Miguel: a Igreja estendeu-o depois a Gabriel e a Rafael.

O Novo calendário reuniu numa só celebração os três arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael), cuja festa era celebrada em datas diferentes.

Miguel significa: “Quem é como Deus?”, cultuado desde os primeiros séculos da era cristã, é lembrado no livro de Daniel. A Carta de Judas mostra-o em luta contra Satanás, que quer o corpo de Moisés. Também o Apocalipse recorda o combate de Miguel contra o dragão.

Gabriel, significa: “Força de Deus”, apresentou-se a Zacarias como “aquele que está diante de Deus”. Anunciou o nascimento de João Batista. E anunciou também a Maria e ela concebeu do espírito Santo, é o mistério da encarnação do Filho de Deus.

Rafael, significa: “Deus cura”, aparece no livro de Tobias como acompanhante de viagem do jovem Tobias, como seu guia e segurança. É o guardião da saúde e da cura física e espiritual.

São nossos intercessores e costumam nos aconselhar e auxiliar, levam nossas orações ao Senhor e trazem para nós as mensagens da divina providência.

Rezemos: Assim como os anjos cuidam de nós e levam nossas preces ao coração de Deus. Que saibamos cuidar melhor uns dos outros; defendendo a nossa fé, anunciando boas notícias e ajudando no cuidado com nossos irmãos doentes no corpo e na alma. Abrindo um momento de céu para eles, servindo neles o próprio Cristo como fazem os anjos que “contemplam a face do Pai que está no céu”.

Deus abençoe você e sua família.

Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida nesse novo dia que já começou! Que este sábado seja muito especial. Hoje recordamos a grande festa dos três Arcanjos de Deus: São Miguel, Rafael e Gabriel. No vídeo abaixo eu explico o que são Arcanjos e Anjos. Hoje também recordamos o dia mundial do coração. Seu coração está bem? Cuide dele! É um motor, potente e eficaz e que trabalha no automático! Mas precisa de cuidados para viver mais e amar mais!
Tenho um amigo chamado Claudinho que todos os dias pergunta se já rezamos o Santo Anjo do Senhor! Hoje sou eu que dedico esta oração para você, pedindo a graça que todos os Anjos de Deus protejam sua vida, sua casa e sua família.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém!!!

Salmo 91

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.



Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Frei Rinaldo, osm


SOBRE A DATA COMEMORATIVA




Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões – Miguel, Gabriel e Rafael – para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.

Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

“Celebrar a festa dos Arcanjos não é simplesmente uma devoção, nem mesmo uma crença em seres espirituais e de luz, como outras denominações religiosas os entendem. A propósito, São Gregório Magno nos lembra que a palavra anjo não indica a natureza, mas a função, o ofício, o serviço de anunciar. Assim, anjos são aqueles que anunciam fatos menores e arcanjos são os portadores das grandes notícias da história da Salvação. Os nomes que os arcanjos recebem – Miguel, Gabriel e Rafael – expressam, pois, uma dimensão da ação poderosa e salvadora de Deus ao longo da história.

“Assim, celebrar os arcanjos é reconhecer a bondade, o cuidado e o carinho que Deus tem para com seu povo. Miguel (Quem como Deus?) é o defensor dos amigos de Deus. É aquele que acompanha os justos e os defende em todas as adversidades e momentos de tentação. Gabriel (Força de Deus) é aquele que, dentre outras missões, foi o encarregado de anunciar a vinda do Messias e seu nascimento. Rafael (Deus cura), por sua vez, acompanhou e protegeu o jovem Tobias ao longo de sua viagem, trazendo também a cura ao seu pai”. (Frei Alberto Eckel)


FONTE: http://franciscanos.org.br
MeasureMeasure

PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo