30 de setembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

30 de setembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > SETEMBRO

26º Domingo do Tempo Comum
30 de Setembro de 2018
Cor: Verde


1ª Leitura - Nm 11,25-29

Tens ciúmes por mim? Quem dera que
todo o povo do Senhor fosse profeta.

Leitura do Livro dos Números 11,25-29

Naqueles dias:
25 O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram.
26 Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento.
27 Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento.
28 Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: 'Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!'
29 Moisés respondeu: 'Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!'
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)

R.A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração

8A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes.R.

10É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente.R.

12E vosso servo, instruído por elas,*
se empenha em guardá-las.
13Mas quem pode perceber suas faltas?*
Perdoai as que não vejo!R.

14E preservai o vosso servo do orgulho:*
não domine sobre mim!
E assim puro, eu serei preservado*
dos delitos mais perversos.R.



2ª Leitura - Tg 5,1-6

Vossa riqueza está apodrecendo.

Leitura da Carta de São Tiago 5,1-6

1 E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.
2 Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças.
3 Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias.
4 Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso.
5 Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos coraçðes para o dia da matança.
6 Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Mc 9,38-43.45.47-48

Quem não é contra nós é a nosso favor
Se tua mão te leva a pecar, corta-a!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,38-43.45.47-48

Naquele tempo:
38 João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'.
39 Jesus disse: 'Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.
40 Quem não é contra nós é a nosso favor.
41 Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42 E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,
48 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga''.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO


“A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração!”

Mc 9, 38-43. 47-48

Jesus continua a catequese com os seguidores, os discípulos, mediante algumas orientações práticas contra a ambição do poder. Temos no fato apresentado uma mentalidade de fechamento ou de arrogância.

A comunidade proíbe que alguém que não pertence ao grupo realize um exorcismo em nome de Jesus. Temos que ser capazes de reconhecer e aceitar a presença e a ação do Espírito de Deus através de tantas pessoas boas não pertencentes ao nosso grupo, que não praticam os mesmo ritos e devoções que nós praticamos, nem professam a mesma fé, mas são sinais vivos do amor de Deus neste mundo. Ninguém é proprietário de Deus ou de Cristo.

Para Jesus o mais importante é o bem que qualquer pessoa possa realizar, independente de pertencer a este ou aquele grupo religioso. Um copo de água dado a quem tem sede é sempre bem-vindo, venha de onde vier.

Sobre o escândalo, Jesus é muito firme. Ele vai lembrar que não podemos escandalizar os pequenos, os fracos na fé.  O escândalo acontece quando alguns brigam pelo poder e quer ser os maiores e sempre bem servidos nos seus interesses. O escândalo desvia a pessoa do bom caminho, do seguimento de Jesus Cristo.

Jesus usa figuras fortes: cortar à mão, o pé e arrancar o olho. Elas indicam o agir humano, apontam para o ser humano em ação. Os cortes radicais indicados por Jesus apontam para a exigência de eliminar o mal pela raiz, por impedir as pessoas de experimentarem a comunhão com o Pai.

É preciso tirar de dentro do nosso coração tudo o que se opõe à mensagem de Jesus e cause danos aos que querem viver na fidelidade a Ele. O que se deve arrancar é a ambição de poder para dominar, aparecer e oprimir.  Devemos aprender a trilhar caminho do amor e do serviço generoso.

Deus abençoe você e sua família.

Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida nessa fascinante jornada de domingo que já chegou. É o DIA DO SENHOR por excelência. Está chegando o merecido descanso, não é mesmo? Repor as energias faz bem!!! Cuidar do Corpo é um ato de amor e respeito para com Deus! Mas também não podemos descuidar da Família e de Deus. Portanto, convide sua família e escolham um bom horário para participar de sua comunidade. A ORAÇÃO em família fortalece os laços de amor e união e também é alimento para a alma. Aproveite bem o último dia desse mês de Setembro para agradecer a Deus as bençãos e graças recebidas.

Sl 137

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,/ porque ouvistes as palavras dos meus lábios!/ Perante os vossos anjos vou cantar-vos/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,/ porque fizestes muito mais que prometestes;/ naquele dia, em que gritei, vós me escutastes/ e aumentastes o vigor da minha alma.

Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,/ e de longe reconhece os orgulhosos./ Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Eu vos peço: não deixeis inacabada/ esta obra que fizeram vossas mãos!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

PUBLICIDADE
Voltar para o conteúdo