IV Edição Típica - Proêmio - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

IV Edição Típica - Proêmio

MISSAL ROMANO
IV Edição Típica
Proêmio

A quarta edição típica do missal romano, é apresentada de modo moderno e liturgicamente delimitado, vem na perspectiva do que foi proposto no Primeiro Concílio de Latrão, reorganizar de forma coerente e concreta o uso litúrgico do missal romano, para a celebração da divina liturgia romana.

A Trajetória até a Presente Edição

Esta é a quarta edição do missal romano do habbo, após anos de trabalhos coube ao papa Lucas II em 16 de Junho de 2014 promulgar a primeira edição do missal romano, tendo esta primeira edição, organizada e formada pelos Cardeais Odilo Pedro Scherer e Charles Frazen.
Ao longo da história o missal sofreu alterações, nos papados de Inocêncio IV para o acréscimo de formulas necessária. Reformado no papado de Inocêncio V, para reformulação do designer.
Foi atualizado e promulgado pelo papa João Paulo IV, através de sua segunda edição típica, pela comissão dos textos litúrgicos na época, tendo como componentes:

- Odilo Pedro Card. Scherer
- Giovanni Card. Coppa
- Bender Card. Sóbrio
- Agnelo Card. Rossi

O missal romano em sua segunda edição típica, sofreu ainda atualizações no papado de João I, para o acréscimo de rubricas e textos comuns.
Foi pela terceira vez editado promulgado pelo papa João Paulo V, primeiramente para uso privado e após atualização para uso público, ao qual houve o acréscimo da arte em imagens e páginas.

A Presente Edição

Esta é a quarta edição do missal romano, as reformas que nela ocorreram desencadeiam desde o Primeiro Concílio de Latrão (09 de Agosto de 2016 - 04 de Outubro de 2016), que clamavam edições desde a página inicial aos ritos de ordenação e sacramentário, estes desenvolvidos inicialmente logo após a reunião concílio pelo papa Bento III, seguido de seu sucessor Clemente I. Tendo por fim, concluindo-se e promulgado pelo papa Pio VI, na presente data de 26 de Março do Ano Mariano das Aparições de 2017.

Para esta quarta edição típica, foram editores:
- Odilo Pedro Card. Scherer
- Daniel Paulo Card. Stramantino
- Sthevan Card. Fitzwan
- Vinicius Card. Alves
Conclusão

Por fim, a equipe de edição, junto ao romano pontífice, exortamos o perene uso do missal romano, bem como que seja explorado suas máximas riquezas em sua amplitude, história e de imagem, para o maior culto e zelo litúrgico.

+ Dom Odilo Pedro Card. Scherer
Editor Geral

+ Dom Daniel Paulo Card. Stramantino
Editor Rubricista

+ Dom Sthevan Card. Fitzwan
Editor Metodológico

+ Dom Vinicius Card. Alves
Editor de Imagem


PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
Voltar para o conteúdo